Virtualização

Olá pessoal!

 

A palavra virtualização é algo cada vez mais comum no dia a dia de estudantes, profissionais ou simplesmente entusiastas de tecnologia, e hoje vamos começar a desmistificar essa história de Virtualização.

Vamos lá então!!!

Mas o que é esse negócio de virtualização então?

Tecnicamente podemos dizer que virtualização é reproduzir um ou mais computadores fictícios, dividindo os recursos do computador real, com o objetivo de ter um melhor aproveitamento de recursos.

Isso na prática significa por exemplo, que eu posso ter a experiência de utilizar sistemas operacionais sem a necessidade de comprar outros computadores nem mesmo de ser obrigado a formatar minha máquina de uso.

Ai, vamos além um pouco, quanto melhores forem os recursos do meu computador, mais maquinas virtuais poderão ser utilizadas nele.

Para exemplificar:

  • No ambiente educacional, um professor pode mostrar uma versão de um Windows, Linux ou qualquer outra ferramenta fazendo uso dessa técnica.
  • No ambiente profissional são criados ambientes virtuais de desenvolvimento de sistemas e testes de forma padronizada e que podem ser rapidamente restaurados caso ocorra algum problema ou mesmo quando um novo profissional é admitido, ele já recebe o ambiente pronto.
  • Levando para a área de infraestrutura, podemos ter diversos servidores virtuais instalados em um servidor físico, trazendo maior aproveitamento do equipamento em questão, e até mesmo diminuindo o custo de aquisição, manutenção entre outras coisas!!! Tudo aquilo que um gestor quer, mais produtividade com menor custo!

 

Bem, espero ter ajudado a vocês entenderem o que é virtualização e como podemos fazer bom uso dela!!!

Este artigo foi mais técnico, mas se tiverem dúvidas podem me contatar!!!

israel@lucania.com.br

Antes de encerrar, quem quiser brincar com virtualização pode começar fazendo o download das seguintes ferramentas:

VirtualBox – http://www.virtualbox.org

VmWare Player – http://www.vmware.com/br.html

 

Abraço, e até a próxima!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: