Windows ReadyBoost

Windows ReadyBoost

fevereiro 29, 2016 0 Por Israel Lucania

Para melhorar o desempenho de um computador, muitas vezes nós  optamos por aumentar a quantidade de memória RAM da mesma. Mas isso pode levar tempo, tempo que normalmente não temos. Além do que dependendo do computador em questão pode se tornar inviável.

Mas essa nova funcionalidade surgiu no Windows Vista, mas está presente também no Windows 7, 8 8.1 e 10, veio para amenizar o nosso problema em relação ao tempo e aumentar o desempenho de um computador sem gastos adicionais.

 

O que é Windows ReadyBoost?

 O Windows ReadyBoost é um novo conceito de memória em um sistema. Você pode usar uma memória flash não volátil para adicionar memória ao sistema. O dispositivo de memória flash serve como memória cache, que é a memória que o computador pode acessar muito mais rápidamente do que os dados de um disco rígido.

O Windows ReadyBoost trabalha com a gestão de memória inteligente do Windows Vista. o Windows SuperFetch e pode trazer assim um ganho de desempenho considerável ao sistema.

O que eu preciso para poder utilizá-lo?

Para poder utilizar o Windows ReadyBoost é preciso ter um MP3 Player, um Pen Drive ou um cartão de memória SD, com no minimo 256 MB, e no máximo 4GB de memória.

Conexão USB 2.0

Minimo de 64 MB disponiveis no dispositivo de memória que será utilizado.

Como utilizá-lo?

Para uliitizar o Windows ReadyBoost basta inserir seu pen drive por exemplo em uma das portas USB do seu computador e aguardar a leitura automática que é feita por uma das versões do Windows informadas acima.

Se seu dispositivo atender as condições necessárias o próprio Windows Vista vai lhe oferecer a opção de Aceleração do Sistema como podemos ver na imagem abaixo, indicando que seu disposotivo pode ser usado para acelerar o sistema.

readyboost1

Para configurar o uso do Windows ReadyBoost você deve configurar o seu dispositivo como a figura abaixo:

readyboost2

Localizando a aba ReadyBoost e marcando a opção que indica que o dispositivo será utilizado para a aceleração do sistema.

Importante:

Para que seu pen drive funcione bem na Aceleração do seu sistema você deve seguir a escala de 1:1, para cada MG de aceleração você deve ter 1 MB livre em seu pen drive.

Por que utilizar o Windows ReadyBoost?

Por exemplo, suponha que você está atrasado para uma reunião importante e depende de terminar com rapidez a edição de um determinando documento.

Imaginando que você já tenha em mãos memória necesária para expansão eu pergunto:

Você vai parar a edição para desligar o micro e abrir ele para instalar o  novo módulo de memória?

Eu garanto que não! Ainda mais conhecendo mais essa nova funcionalidade trazida pelo Windows Vista que permite adicionar memória ao seu micro quase que instaneamente.

O Windows ReadyBoost não é solução dos nossos problemas, quando falamos em falta de memória mas é uma grande ferramenta para aumento do desempenho de um computador desde que isso seja feito em ocasiões especificas.

Mas nunca se esqueça que de uma forma geral a melhor maneira de se melhorar o desempenho de um computador continua sendo o Upgrade que pode ser de memória RAM, processador, HD, ou ainda um conjunto com todos as  peças citadas.

Até a próxima pessoal!

Israel Lucania