Olá pessoal,
Este post tem o objetivo de mostrar uma alternativa para particionamento de disco “a quente”, ou seja, com o sistema operacional em uso, que vem nativa no Windows a partir do Windows Vista e permanece até hoje no Windows 8.
Até a chegada do Windows Vista quando precisávamos redimensionar partições em um disco sem realizar todo aquele processo de gravação de CD´s e DVD´s, fazendo o Backup dos arquivos do micro para em seguida pegar o CD/DVD de instalação do Windows ou um disco de boot, nós precisamos recorrer a ferramentas de outras empresas.
Com o uso dessas ferramentas podíamos pegar o espaço livre de um disco rígido e criar uma nova partição sem a necessidade de reinstalar o sistema operacional todos os softwares seriam utilizados.
A partir de agora vou mostrar como usar o Gerenciador de Discos do Windows para realocar o espaço livre em disco criando uma nova partição.
Passo a Passo 1. Para criar uma nova partição, que é chamada pelo Windows de “Volume”, clique em Iniciar e digite diskmgmt.msc e pressione a tecla Enter para abrir o utilitário Gerenciador de discos. 2. Para criar o espaço para um novo volume, clique com o botão direito sobre um volume existente e escolha Shrink Volume ou Diminuir Volume.
O Windows irá calcular o total de espaço que você pode usar e abrirá uma caixa de diálogo.
3. Digite o tamanho da nova partição. Você também pode ver o quanto foi reduzido de tamanho, quanto há de espaço disponível e o tamanho do volume antigo depois do particionamento.
No meu caso eu criei uma nova partição de 1GB, como você pode ver na imagem abaixo.
4. Agora, clique com o botão direito no novo “espaço não-alocado”, representado no programa, e escolha New Simple Volume ou Novo Volume Simples.
5. Depois, siga os passos do assistente para criar e formatar sua nova partição.
6. Determine aqui o tamanho para a partição.
7. Após determinar o tamanho total da partição você escolhe a letra da para esta nova unidade.
8. Agora determine o nome da unidade e o sistema de arquivos.
9. Ao clicar no botão Next a nova unidade será formatada, como você pode verificar na imagem abaixo.
10. Pronto, o assistente está concluído.
Quando estiver pronto, você irá ver o novo volume representado nos gráficos do Gerenciador de Discos.
Assim que a formatação da nova unidade for concluída o Windows Explorer abre uma janela com o conteúdo da nova unidade. Como vocês podem ver na imagem abaixo.
Bem, pessoal espero que este artigo seja útil para vocês. Ele foi escrito em cima do Windows Vista, mas como já comentei antes, o recurso está disponível no Windows 7 e 8.
Qualquer dúvida, deixe seu comentário.
Até a próxima!
Israel Lucania