Ir ao conteúdo

Instalando Python no Windows

Olá pessoal!

No ano de 2025 não é segredo para nenhum profissional de tecnologia, ou mesmo para um curioso entusiasta de tecnologia, a gama de recursos que se obtém a partir do desenvolvimento de scripts com Python.

Mas, em muitos casos, preparar o ambiente, principalmente quando estamos falando de ambiente Windows pode se tornar um desafio maior do que o esperado.

Principalmente, pois em teoria para iniciar os primeiros testes com Python basta ir até o site oficial, fazer o download da versão estável e em seguida, realizar a instalação.

Muito embora esse processo seja realmente extremante simples, nem sempre após a instalação os comandos Python ficam facilmente acessíveis em seu ambiente, seja por que o Windows não foi reiniciado, ou por que as variaveis de ambiente não foram atualizadas.

Dessa maneira, a seguir vou colocar os passos que utilizo para instalar o Python em ambientes Windows:

1 – Abrir o CMD em modo Administrador

2 – Executar o comando para fazer o download e instalação do Gerenciador de Pacotes Chocolatey:

@”%SystemRoot%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe” -NoProfile -InputFormat None -ExecutionPolicy Bypass -Command “iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString(‘https://chocolatey.org/install.ps1’))” && SET “PATH=%PATH%;%ALLUSERSPROFILE%\chocolatey\bin”

3 – Em seguida, fazer o download e a instalação do Python executando o comando:

choco install -y python3

4 – Feche a tela do CMD

5 – Abra novamente a interface do CMD e valide se a instalação foi realizada com sucesso, usando o comando:

python --version

6 – Se o retorno do comando de testes for, como a imagem abaixo mostra, está tudo certo e o Python está instalado e configurado.

Agora é escolher a ferramenta de sua preferencia e começar a criar seus primeiros scripts e rotinas usando Python.

Abraços e até a próxima!




Publicado emDevOpsDicasTutoriais